segunda-feira, maio 22, 2006

Fim de semana pelas Buracas e Poios

A falésia onde costumo escalar e onde sou "local" é a Fenda, mas se tivesse de eleger um fim de semana de escalada perfeito, teria de ser um repartido entre Poios e Buracas. Sem dúvida que estas duas falésias concentram umas das melhores vias de escalada de Portugal! A envolvência do local, a paisagem, as aldeias, o convívio, a noite ao relento, as caminhadas, são motivos de sobra para me entusiasmarem a ir escalar para lá.

Fomos no sábado de manhã e começámos por Poios no sector Nuestros Hermanos, sob calor intenso. Na verdade a época de Poios já acabou, agora é já só época para fanáticos. Sim porque tem de se estar fanático para querer escalar e apertar nestas condições.


Nicola a aquecer

Sem dúvida que nas Buracas triunfou-se mais. Quando lá chegámos, já a falésia estava dominada por um grupo de brasucas e mais uns quantos escaladores que apertavam nas vias do sector El Dourado. Depois da manhã "mole" a esturricar em Poios, onde o único que triunfou foi o Nicola, ao encadear "Aquele abraço" (7b+), eu lá apertei sob a aragem fresca das Buracas do Casmilo e encadeei a "Vamos ao Circus" (7c). O Marcel, membro brasuca da outra expedição levou a "Cachiba" (7b).

Eu nos últimos passos da Vamos ao Circus


Os mestres Zé e Leo, ali andaram no projecto das Buracas, que será o primeiro 8c de Portugal. Os dois lá vão evoluindo devagarinho na via. Um dia quando menos esperarem vão sentir aquela brisa (a do encadeamento) e assim, como se de um V se tratasse, vão escalar e encadear a via, e vai parecer cag...!!!


Zé Abreu no 8c


Leo no 8c

A seguir ao dia de escalada seguiu-se mais um jantar animado, no restaurante da Redinha, e foi tudo dormir para a igreja.

No dia seguinte voltámos ao Nuestros Hermanos, mas agora com o tempo encoberto foi fácil apertar e eu saquei uma das melhores vias do sector, a "Robie Flower" (7c). O Magno motivou-se e também levou "Aquele Abraço" (7b+) ao segundo. O pessoal do microondas também apertou e a Inês, o Mc Fly e o João levaram "O velho, o tractor e o miúdo" (7a).

Eu na Robie Flower

A tarde foi passada nas Buracas com os mestres a darem tiros no 8c e o resto do pessoal no El Dorado. O Marcel voltou a encadear, desta vez foi a "Circus para o touro" (7b) e o Leo passeou-se na "Bute para a circus" (7c+) que tem um ar buenissimo!

Quando não se escala...

O fim de semana acabou cedo, e regressámos a Lisboa para mais uma semana de trabalho.

6 Comments:

At 22 maio, 2006 11:55, Anonymous Leo said...

grande fds...
parabens pelos encadeamentos, nao sei como conseguiste depois de comer tanto durante o sabado, eu acho que foi por isso que nao me mexi. A culpa é tua :)

 
At 22 maio, 2006 14:06, Anonymous bib's said...

E-NU-MANOS!!!!
para a proxima tambem vou xD
para sentir essas brisas.
;D

 
At 22 maio, 2006 14:57, Anonymous Nuno said...

Comer! Comer!
Há que fazer jus ao nome de bOlinha!!!
Mas mesmo assim a bOlinha conseguiu rebOlar pelas vias acima sem cair!
Parabéns!

 
At 22 maio, 2006 15:54, Blogger Pedro said...

Parabens prima, não te conheço mas és Boavida como eu , continua a escalar ...Força!!!!!

 
At 22 maio, 2006 18:56, Blogger chb said...

Ui... esta bolinha anda a "rular"... eheheh
Tá cada vez mais inumana...
Fuerte.... fuerte....

 
At 24 maio, 2006 23:12, Anonymous Anónimo said...

ahhhhhhhhhh boa vida! que inveja!
beijinhos grandes
MGP

 

Enviar um comentário

<< Home