segunda-feira, junho 26, 2006

Serra da Estrela

Este fim de semana foi crítico. Ando com uma tendinite no cotovelo direito e escalar não seria, de certeza, uma boa opção. O pessoal tinha combinado ir até à Serra da Estrela, e eu estava cheia de ganas para provar as vias de granito da serra. Despois de muita indecisão, a pesar os prós e os contras, lá me decidi a ir, com a ideia certa de que não iria escalar (muito!).
.
Fomos logo na sexta em direcção a Janeiro de Cima. Tinhamos combinado com o Luís e o Manel da Covilhã e com o Zé e o Magnum. Os "mouros" foram os primeiros a chegar, o Zé e o Magnum perderam-se algures em Góis e o Luís e o Manel depois de se rirem bastante às nossas custas chegaram sem problemas a Janeiro de Cima... Encontrámo-nos todos no bar o Passadiço e "rapidamente" fomos dormir.
.
A escola de escalada da Barroca fica a 40 km do Fundão, entre a Vila de Janeiro de Cima e Barroca. Equipada uns fins de semana antes, durante o encontro de equipadores organizado pelo pessoal da Covilhã, conentra já cerca de 20 vias, de dificuldades entre V e 7c+, com alguns (apenas um, depois da visita do Zé) projectos por encadear.
.Paisagem da zona de escalada da Barroca

Iniciámos o nosso dia de escalada pela parede virada a oeste, nuns 6a muito engraçados. A rocha é quartzito onde predominam as regletes e fendas verticais. Eu não deveria ter escalado, mas não resisti... Acabei por escalar as vias de aquecimento e duas vias da parede este. Encadeei um 7a+ à vista, que é um dos ex-libris da escola, pura resistência em fendas de quartzito.
. Luís a acabar o equipamento de mais uma via na parede Oeste
.
A notar os encadeamentos do Nuno, que fez um 7b+ guapo e do mestre Zé que protagonizou uns quantos FA (fisrt ascent) da escola, deixando apenas um projecto por experimentar e, claro, por encadear...
.
Nuno a encadear o 7b+
.
Magnum num 6c+ da parede Este

Como não podia deixar de ser a ceia teve lugar na quinta do Luís, que como bom anfitrião não deixou que nos faltasse nada.
.
No Domingo só deu Serra. Subimos ao Cântaro Magro e escalámos no Corredor dos Mercadores. O pessoal, escalou, destrepou, desatinou e passou algum medo nos V+(++) equipados com ambiente (ver a definição de ambiente no glossário "posted" neste blog). Houve mesmo quem não conseguisse chegar ao top...
.
Eu num desses Vs
.
Eu no V
.
O Nicola no corredor dos Mercadores
.
O pessoal ficou por ali a escalar, mas eu como estava mal do cotovelo decidi ir dar uma volta pelo Cântaro, onde encontrei os três do blog Rocha Podre (Roxo, Daniela e Grilo). Há umas semanas atrás já tinha sido espicaçada por eles para ir experimentar uma clássica. Nesse dia o Magnum, desmoralizado com os V da serra também me convidou para ir pôr material nalguma via do Cântaro. Com tantos apelos, lá me decidi a ir usar os entalecos. E para me iniciar nestas andanças, nada melhor que provar a clássica das clássicas, a via Luso Galaica. Fizemos os dois últimos largos.
.
Eu no ínicio do primeiro largo
.
Depois de uma praxadela à procura da via lá chegámos ao ínicio do terceiro largo (que para nós seria o primeiro!). Já tinhamos decidido que eu fazia o primeiro largo a abrir e o Magnum fazia o segundo. Depois de breves instruções do Magnum sobre como e onde colocar friends e entaladores e como não os deixar cair, lá iniciei a minha escalada. O primeiro largo é bastante fácil, é uma escalada meio encaixada que corre por um diedro cheio de presas e fissuras. Experimentei pôr tudo, até fitas em pontos de rocha. Curti tanto o primeiro largo que acabei por pôr material também no segundo. Este é um bocadinho mais difícil e exigente, pelo que disfrutas ainda mais. De friend em friend cheguei ao fim da via sem se registar nenhum baldo nem nenhum momento de pânico...
.
Magnum no primeiro largo (V)
.
Magnum no segundo largo da Luso-Galaica (6a)
.
A reunião ao fim do segundo largo (e o nosso ar de felicidade!)
.
Eu no cimo do Cântaro Magro
.
Nunca tinha subido ao Cântaro, e nada melhor do que chegar ao cimo dele a escalar. De cima o visual é incrível!! Disfrutei muito da escalada clássica com o Magnum e acho que vou aceitar o convite do pessoal do blog Rocha Podre para me aventurar por estes caminhos.
.
E a ver o sol por entre as nuvens, no fundo do planalto da serra acabámos o nosso fim de semana e regressámos cansados a Lisboa, mas com um sorriso na cara. Mais uma vez, foi um excelente fim de semana!

8 Comments:

At 26 junho, 2006 15:31, Blogger Peeeeeeeedraaaaaaaa!!!! said...

O convite mantêm-se!É bom saber que curtiste:). Muito há para descobrir neste mundo da escalada (este fim-de-semana eu descobri que sei reptar na vertical!)...mas primeiro, cura lá o bracito para apertares bem forte sem problemas;).
Boa Isabel;)

PS: Epá, podias dizer "...encontrei os três do blog Pedra Dura...ehehe...

 
At 26 junho, 2006 15:32, Blogger Peeeeeeeedraaaaaaaa!!!! said...

Esqueci-me de assinar o post anterior...lacunas de iniciada!
Daniela

 
At 26 junho, 2006 16:09, Anonymous Miguel Grillo said...

Belo fim de semana, Isabel.

Como já disse a Daniela, essa da "Rocha Podre" é que não nos dá muito boa imagem...heheh.

A ver se aparece mais uma adepta dos entalecos!! Espero que sim...

 
At 26 junho, 2006 16:25, Anonymous Nuno said...

Mais uma vez fomos muito bem recebidos pelo Luis e pela sua família, já não sei como hei de agradecer!!!

Penedo Barroca e Corredor dos Mercadores são dois excelentes sectores de desportiva com vias de todos os graus, no corredor é preciso algum cuidado devido ao ambiente por vezes exagerado de algumas vias!

O Zé fez as primeiras ascensões de um 7b, dois 7b+, um 7c e dois 7c+!!!!!!

 
At 26 junho, 2006 16:54, Blogger sesa said...

Ose doizes ultimos largos da luso malaica são lindos ssi senhor.
Sérgio

 
At 26 junho, 2006 16:58, Blogger Isabel said...

Peço desde já as minhas sinceras desculpas ao pessoal da Pedra Dura (realmente Rocha Podre não vos ficava muito bem...).
Estou à espera do update e dos videos no vosso blog! :)
Para quem não sabe, aqui fica a morada do pessoal do blog Pedra Dura: http://www.rppd.blogspot.com/

 
At 26 junho, 2006 17:11, Anonymous nuno said...

Até podem mudar o nome para Pedra Dura mas da fama já não se livram!!!

 
At 27 junho, 2006 15:06, Anonymous Grillo said...

Pois, parece que da fama já não nos livramos... (continua em http://rppd.blogspot.com)...hehehe!

Obrigado Isabel, pelas dicas para a colocação de videos no blog.

 

Enviar um comentário

<< Home