terça-feira, outubro 10, 2006

Novas vias em Sagres e no Dente de Leão

Decidi ceder este post ao Nuno para divulgação de novas vias que vão aparecendo por aqui e por acolá, neste nosso Portugalito onde a rocha não abunda! Então aqui fica, por Nuno Pinheiro:
.
Hello World! (teste típico do informático num novo sistema)
.
Embora a escrita não seja de todo o meu forte gosto tanto do blog da Bolinha que lhe pedi um pouco de tempo de antena. Após dura negociação ela cedeu um ecran inteiro só para mim, para eu poder experimentar a arte de blogar!
.
Mais uma vez a história repete-se!
.
Umas férias fanáticas a escalar "à muerte" e muita asa levantada acabam em tendinites nos cotovelos! A escalada está fora de questão, há que investir o tempo em busca de novos desafios para o futuro.
Procurar paredes, ir ver mais de perto outras que há muito se mostram e equipar algumas linhas já vistas e revistas mas para as quais ainda não tinha havido tempo.
.
Primeira fase:
- procurar falésias pois no início a tendinite exige repouso absoluto. Muito passeio, muito calor, muito mato e nenhuns resultados! Ou eram pequenas, ou eram podres, ou eram tombadas, ou não tem base, etc, etc...

Segunda fase:
- equipar!!
.
Dente de Leão
.
No dia 5 de Outubro desafiei o Filipe para finalmente irmos lá equipar umas vias. Ele trouxe os putos de cascais (Mário, Bib’s e Rui) e tivemos um dia de muito trabalho. Quarenta furos num dia só com um berbequim, 3 vias novas com uma altura média de 30 metros. Já sabem que ali predomina a escalada anos oitenta, placa vertical, embora estas vias tenham algumas barrigas e partes um pouco extraprumadas.
.
Assim sendo saíram as seguintes linhas:
"40 Bate Chapas" - 12 e top mais de 30 metros, 7c ou + à direita da "A Pequena Criatura".
"A Barriga é a Morte do Artista" – 9 e top menos de 30 metros, 7c ou + à direita do "Trigo do Joio". "Republica dos Maribus" – 12 e top perto dos 30 metros, 7b + ou - à direita da "A Barriga é a morte do Artista" na face virada para Sesimbra.
.
Sagres
.
Aqui fui explorar um mega extraprumo sobre o mar que é visível ao longe e que me chamou a atenção desde a primeira vez que fui a Sagres (o Roxo e o Gorjão também já me tinham falado desta parede).
.
Quando rapelei verifiquei que a parede era realmente muito desplomada e ainda por cima as presas não abundavam! Pensei, isto só vai dar vias duras por isso o melhor é equipar mais à direita, na zona mais vertical, umas vias fáceis para começar. Resultado: cinco vias entre 7b+ e 8a (imaginem as duras!).
.
Com ajuda do Chibo equipei também uma travessia de acesso com uma corda fixa. A travessia é muito fácil, a corda até me pareceu dispensável, mas assim é mais confortável.
.
Bom, já ultrapassei um ecran, em breve coloco aqui fotos e um topo.
.
by Nuno Pinheiro
.

Localização do sector de Sagres

7 Comments:

At 11 outubro, 2006 08:56, Anonymous Anónimo said...

Se a lesão te dá para fazer destas coisas retiro desde já a minha preocupação e vontade que melhores para uma nova vontade, a de que estejas pelo menos durante mais uns 2 ou 3 anos nesse estado!! (altura em que Portugal já não deve ter de m2 rocha sem plaquete) ;-)))

Abraço e as melhoras

Ricardo Belchior

 
At 11 outubro, 2006 15:26, Anonymous Anónimo said...

Desafios só para o futuro, desafios para o passado é que não! E quando o desafio é para o presente, então já é passado!

Pleonasmo dixit.

 
At 11 outubro, 2006 16:34, Blogger frouxo said...

dá para tentar a travessia de acesso à frente?

 
At 11 outubro, 2006 18:51, Anonymous Nuno said...

Nomes das vias e palpites para os graus:(da esquerda para a direita)

5 Marteladas ao Luar 7b+
Indonésios Marafados 7c ou 7c+
Pinçamento Positivo 7c+ ou 8a
Pescadores Imundos 7c+ ou 8a
A Tampa da Campa 8a ou 8a+

 
At 11 outubro, 2006 18:57, Anonymous nuno said...

Podes fazer a travessia à frente, assim se caíres já tens uma corda para saíres da água!

 
At 12 outubro, 2006 11:41, Blogger chb said...

No mesmo fim-de-semana no sector da Armação Nova eu e o Puto Marc ainda equipámos mais 2 vias: Ká meá ámeá (6a) e Putos Novos (7?, logo no início do vale.
Apareçam!

 
At 13 outubro, 2006 12:53, Anonymous jah said...

o nunao rendeu-se aos blogs!
q guay!

=)

 

Enviar um comentário

<< Home