sexta-feira, outubro 13, 2006

Pan América ou Ruta 40

Aqui fica mais um post que nada tem a ver com escalada. Peço desculpa a todos os leitores habituais que são escaladores fanáticos de profissão. Bem sei que o nome do meu blog indica que tudo o que é escrito nele, tem a ver só e exclusivamente com a escalada, mas acho interessante recrutar outros leitores que nada têm a ver com escalada... Desculpem!
.
No outro dia andava eu a passear (ou navegar, como queiram) pela internet quando me deparei (já nem sei bem como) com esta página do Nuno Pedrosa (pergunto-me se ele não será irmão do Tiago Pedrosa, que por sinal, foi meu colega da faculdade e também escala).
.
O Nuno é natural de Monte Redondo, Leiria e irá percorrer de bicicleta a maior estrada do mundo, a Pan America ou, também apelidada de Ruta 40. Partindo do Canadá e passando por 16 países, esta viagem irá terminar no sul da Argentina, depois de percorrer cerca de 25 000 km.
.
Eu própria percorri mais de 1 000 km desta estrada em solo Argentino. Mas eu senti estas paragens alegremente sentada no carro de aluguer, um fabuloso Volkswagen Gold. Aqui a estrada é de "ripio" (terra) e a viagem faz-se lenta, com as paisagens quentes e áridas da estepa argentina a despoletarem de frente dos Andes nevados. É um lugar de passagem, descrito e vivido por inúmeros viajantes. As aldeias são poucas e dispersas, o vento sente-se e a agressividade das paisagens marcam a solitude do local.
.
Para trás da Argentina a Pan America guarda outras paisagens, outros lugares, gentes distintas, cheiros variados e outro clima, que eu desconheço, mas que irei familiarizar-me percorrendo as linhas deste blog.
.
O Nuno propõe-se a divulgar o trabalho desenvolvido no núcleo regional de Leiria, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, durante os milhares de kilómetros que irá percorrer.
.
É sem dúvida uma viagem para se ir seguindo pouco a pouco. Fiquem atentos e boa sorte!
.

Itinerário

"Eu acredito que tudo o que queres fazer ou imaginar, tens que começar. Tens a escolha: podes viver a vida ou existi-la."

In http://www.ontheroad.eu.com/

2 Comments:

At 14 outubro, 2006 20:46, Anonymous P.R. said...

Ou seja... uma verdadeira aventura.
Espero que o Nuno consiga.

Paulo Roxo

 
At 17 outubro, 2006 17:12, Blogger Gonçalo said...

Excelente post...
De facto escalar não é so trepar... é bom ver que há neste meio também outros valores que se erguem...

Agora é pedalar!!

 

Enviar um comentário

<< Home