quinta-feira, novembro 16, 2006

Equipar no Dente de Leão

Acho que vou dispensar apresentações...mais um post do Nuno Pinheiro!
.
Como tinha prometido….
.
Como já tinha prometido aqui vão as novidades das novas vias do Dente de Leão. Dois dias de muito trabalho resultaram em três novas vias.
.
Dia de Todos os Santos
.
Depois de uns quantos telefonemas consegui enganar o Miguel e o Fernando para irem comigo equipar para o Dente. “Só preciso de segurança para montar o top e marcar a via, é rápido, depois fico por mim e vocês podem escalar à vontade.”
.
O Filipe embora só tivesse a parte da manhã juntou-se à festa para acabar com as vias que lhe faltavam “República dos Mabirus” 7b e “40 Bate Chapas” 7c, um tiro certeiro a cada uma e já está!
.
Como tinha prometido fui rápido, só demorei duas horas a marcar a via!!! O Miguel torrou ao sol a dar segurança a tal ponto que no final teve que trocar com o Fernando.
Amolecidos pela paragem foram tentar escalar ao lado da chuva de calhaus, já habitual quando se equipa uma via no dente de leão. Para acabar com a praxadela o Fernando ainda teve de desmontar a via que equipei, onde deixei várias expresses e uma corda fixa. Estive tanto tempo a martelar que acabei de noite já sem tempo de a desmontar.
.
Mais uma vez enganei-o bem! Ele estava na via do lado e eu disse-lhe: “Quando chegares ao top fazes um pequeno pêndulo, agarras a minha corda e jumareias até ao top que é pouco mais alto que esse e desmontas tudo facilmente.” Ele pouco convencido aceitou. Quando chegou ao top é que foram elas: Começou a pendular, foi descendo aos poucos para aumentar o alcance, ao fim de quinze minutos de luta quando finalmente chegou à corda já estava a meio da via. Teve de jumariar vinte metros e ainda por cima só com um jumar!!! (nem um gri tinha para o ajudar)
.
No fim de tudo isto há que encontrar o material todo na escuridão e acabar com uma pequena caminhada aos tropeções entre os calhaus. Com as mochilas muito pesadas e de noite esta caminhada parece interminável, quando finalmente chegámos à areia da praia de Sesimbra, estávamos completamente rotos e suados, fazia um calor húmido completamente anormal para um primeiro dia de Novembro. A chuva ameaçava mas a o mar mesmo assim chamava por nós, principalmente por mim q tinha terra dos pés à cabeça. Eu sugeri, o Miguel nem hesitou e o Fernando demorou cinco minutos a decidir! No final fomos todos ao merecido banho, a ousadia foi recompensada com uma água mediterrânica nada habitual por estas paragens. Eu apostaria nos vinte graus ou mais! Quinze minutos de natação, sem dúvida o melhor banho do ano!
.

Dia de todos ao banho

Dia de Todos ao Banho – Talvez 7a+ fica entre a “Pequena Criatura” e a “40 Bate Chapas” , o top é comum com a primeira, 13 chapas e mais de 30 metros.

Dia de São Martinho

Praxadela a quadriplicar, dois a praxar e só um a ser praxado!!!!

Eu, o Filipe e o Miguel! O Miguel queria escalar, eu e o Filipe queríamos equipar. Conclusão nasceram duas novas vias, o Miguel deu muita segurança e mal pôs as mãos na rocha!!! Acabamos mais uma vez com um banho para encerrar a época balnear.

Barrigada

Barrigada – 7c+ ou 8a fica entre o “Trigo do Joio” e a “Barriga é a Morte do Artista” junta com esta última na sétima chapa (equipada pelo Filipe).

Dia de São Martelo – 7b ou 7b+ fica à direita da “República dos Mabirus”, junta com esta na última antes da reunião, à volta de 30 metros 12 mais top.

As fotos foram cedidas pelo Gaspar. Muito obrigado ao Miguel e ao Fernando pela ajuda e paciência!

Por fim um grande agradecimento à Espaços Naturais pelo apoio que tem dado aos equipadores! Apesar de pequena em dois ou três anos já apoiou mais o equipamento de novas vias que a grande maioria (talvez todas) das lojas!

Boas escaladas,
Nuno Pinheiro.

P.S.1 - Cuidado com a corda dêem sempre um nó na ponta todas as vias são muito grandes! Cuidado também com a queda de pedras, aconselho vivamente o uso de capacete por parte do segurador e escalador!

P.S. 2 - Lista de todas as vias para quem já está um pouco perdido:

TMN – 6c+
Pequena Criatura – 7a
Dia de Todos ao Banho – 7a+?
40 Bate Chapas – 7c
Trigo do Joio – 7c
Barrigada – 7c+?
A Barriga é a Morte do Artista – 7c
República dos Mabirus – 7b
Dia de São Martelo – 7b?
A Menina Dança? – 7a
Pim Pam Pum Cada Pedra Mata Um – 6c

5 Comments:

At 16 novembro, 2006 22:35, Anonymous P.R. said...

Eu diria que o Pedro Guedes com a sua Espaços Naturais foi quem MAIS apoiou até hoje.
Bem merece o nosso reconhecimento e publicidade.

Abraço.

Paulo Roxo

 
At 17 novembro, 2006 16:32, Blogger FCS said...

É isso, não se esqueçam do nó na ponta. Já por duas vezes aconteceu a corda sair do gri e ficar na mão e o escalador no ar... O que não dá saúde nem faz crescer.

Arriscaria dizer que é uma das melhores zonas para escalar aqui em Lisboa. Quase todas as vias são 5 estrelas e o ambiente é muito bom.

 
At 20 novembro, 2006 23:00, Anonymous M. said...

Atenção: não vão em conversas!

O Dente não vale um chavo! As vias são pequenos blocos - quase se conseguem escalar sem corda, estão geralmente molhadas por estarem à sombra, não têm ambiente, o sítio é frio e desagradável, e normalmente tem de se esperar na fila para se poder escalar.

Vão por mim, aquela escola é má, nós nem fomos lá 4 fds seguidos nem nada..

M.

 
At 21 novembro, 2006 12:11, Anonymous Anónimo said...

O M. é um espertalhão! Quer o bolo só para ele!

Não se preocupem que chega para todos.

 
At 21 novembro, 2006 12:45, Anonymous nuno said...

A "Dia de todos ao banho" também ja está encadeada e parece que se confirma o 7a+. Só faltam dois projectos, "Barrigada" e "Dia de S. Martelo"

 

Enviar um comentário

<< Home