quarta-feira, janeiro 31, 2007

Sudamerica - Parte 2

E o que é que encontrámos?
.
Um país muito mais civilizado que a Venezulena, mais limpo, mais seguro, mais organizado, em suma mais europeu. Até viajamos de noite logo no primeiro dia, algo que até os colombianos nos tinham desanconselhado.
.
Mas nem tudo sao rosas, a Colombia sao três cordilheiras montanhosas e por isso todas as estradas são de montanha, a média a que viajámos foi de 40 km/h. O litro da gasolina custa 30 cêntimos (realmente uma fortuna para os venezuelanos) e pagam-se portagens em todas as estradas, mas nunca superiores a 2 euros.
.
O país é super bonito e a estação do ano depende não do mês mas da altitude e da proximidade do mar. Aqui as condições para escalar são muito boas pois existem vários locais que são muito frescos devido à altitude.
.
Bogotá, a capital, fica a 2600 metros de altitude e pareceu-me uma cidade mais europeia que Buenos Aires. Para resolverem os problemas de trânsito além dos corredores de autobus com paragens onde se paga logo à entrada para poupar tempo, ha autovias em que dependendo da hora e do dia da semana só podem circular carros com matrículas começadas por certos números!
.
Nem tudo é seguro na colombia, existe uma zona de bloco em Bogotá que parece muito boa mas que fica por cima de um bairro muito mau e onde só se pode ir com guarda costas.
.
Por enquanto escalámos em dois sítios:
.
Mesa de los santos - fica a 1400m, a rocha é "arenisca" vermelha super boa, parecida com Grampians, na Austrália. A escalada é muito diferente e técnica, as vias de alta qualidade. As vistas sao espectaculares e a vegetação incrível com cactos e palmeiras. Mas não há bela sem senão, aqui há poucas vias duras e por isso só estivemos três dias mas ainda vamos voltar para encadear uns projectos pendentes e comer uns ananazes do quintal do Richi (escalador local em casa de quem ficamos instalados)
.
Suesca - o sítio com mais vias da Colombia. Fica a 45 minutos de Bogotá e a 2800 metros de altitude. Tambem é "arenisca" mas não tão boa. A maioria das vias tem passos de bloco duríssimos em regletes. Apesar disso a escalada agrada-me bastante. Há um sector, Valle de los halcones, que é verdadeiramente magnífico. A paisagem incrível, a rocha o melhor possível, as vias são fáceis (até 7b+) e poucas, mas nao deixa de ser um dos melhores sítios onde ja escalei!
.
Fomos sempre SUPER bem recebidos pelos escaladores locais, ficamos sempre em casa deles e podemos provar muitas das comidas típicas como: arepas, caraotas, yuca, alhaca, etc...
.



















.

Mais fotos desta viagem em:
http://www.flickr.com/photos/jandiro/

10 Comments:

At 01 fevereiro, 2007 15:21, Anonymous FPereira said...

A definição das imagens não é suficiente para perceber se as protecções das vias são "normais" ou se são munições das FARC/ELN.
Escaladas de encanto na américa do Sul.

 
At 01 fevereiro, 2007 23:56, Anonymous Mário said...

Mta bem Dji!! Disfruta e curto mto aí, continua a fazer estas reports.

Porta t

 
At 02 fevereiro, 2007 00:21, Anonymous flash said...

estou a ver tudo, vi as fotos do jandiro e és apanhado a escalar V's :) (kidding). Conitnua com os reports para a malta ir sonhando, enquanto trabalha.

 
At 02 fevereiro, 2007 11:39, Blogger chb said...

Anda a malta aqui a bater o dente, a escalar de polar e a tremer, enquanto estes meninos andam de calções e chinelos o dia todo... é só classe!

Aperta aí Nunão, que quando voltares já vais ter mais uns projectos pra encadear... ;P

Abraço! (e cuidado com o pó branco da Colômbia!)

 
At 03 fevereiro, 2007 12:18, Blogger Macau said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 03 fevereiro, 2007 12:27, Blogger Macau said...

Belas fotos! Parece brutal para escalar...

Por acaso blocaram aqui:
(vamos a ver se os links saem bem...)

http://www.suesca.com/VBeContent/Library/
Documents/DocNewsNo424DocumentNo22.JPG

http://www.suesca.com/VBeContent/Library/
Documents/DocNewsNo424DocumentNo23.JPG

http://www.suesca.com/VBeContent/Library/
Documents/DocNewsNo424DocumentNo24.JPG

http://www.suesca.com/VBeContent/Library/
Documents/DocNewsNo424DocumentNo26.JPG

http://www.suesca.com/VBeContent/Library/
Documents/DocNewsNo424DocumentNo25.JPG

Tirado de:
http://www.suesca.com/VBeContent/NewsDetail.asp?ID=424&IDCompany=2

Hasta,

 
At 03 fevereiro, 2007 12:28, Anonymous Anónimo said...

Muito bom o relato. Não estava à espera de ler uma descrição tão positiva da colombia estava à espera de uma pais mais "venezuela style".
RicardoC

 
At 08 fevereiro, 2007 18:36, Blogger Joao Soares said...

Olá,Isabel
Preparei um dossier especial sobre Montanhas.
Espero a vossa visita (caminhada/escalada até ao monte Bioterra) e um comentario.
Parabens pelo vosso trabalho.
Abraço
Joao

 
At 10 fevereiro, 2007 14:02, Blogger Cigano said...

Realmente a namorada deste gajo só se podia chamar Boavida.
Curte bem por aí!

Um abraço

 
At 12 fevereiro, 2007 19:21, Anonymous nuno said...

O sitio que aparece nas fotos é La Calera. Tem fama de ser mesmo muito bom, fica num morro em Bogotá a 3000 metros de altidude. A temperatura é muito boa e a arenisca de grande qualidade com formas espetaculares. O único problema é que por baixo há uma bairro muito mau e a probabilidade de te roubarem tudo é muito grande, por isso é necessário guarda costas, e nós nao tivemos a sorte de conseguir.

 

Enviar um comentário

<< Home