sexta-feira, agosto 03, 2007

Cabo da Roca - Garganta Atlântica

Este post é da autoria do Nuno Pinheiro com colaboração do Ricardo (Macau) Alves e do Filipe Costa e Silva, eu só faço a edição...
.
Garganta Atlântica
.
Há uns anos atrás o Victor Viana falou de uma pequena garganta de granito laranja situada na Ponta Atlântica no maravilhoso e único Cabo da Roca. Na altura eu e o Guga estávamos a ressacar do equipamento da Azóia e rapidamente pusemos mãos à obra. Devido à falta de material o trabalho não ficou completo e o local acabou por cair no esquecimento. Um pé de via demasiado desconfortável, rampa a 45 graus coberta de chorões, e um acesso em rappel contribuíram para este abandono.
.
Só agora, passados dois anos, voltei a esta garganta. Regressado de férias e ainda sem vontade de apertar nas presas coloridas, fui em busca de alternativas que me permitissem aproveitar os finais de tarde ao ar livre, acabei no Cabo da Roca onde como o próprio nome indica rocha não falta.
.
Com mais uns pernos, algumas escovadelas e muitas marteladas o trabalho ficou pronto. O problema da base ficou resolvido mudando o início das vias um pouco mais para baixo onde o chão é horizontal, passando todas as linhas a ter em comum uma rampa de acesso muito fácil mas em rocha duvidosa.
.
As vias são de resistência, a parede é extraprumada tendo à volta de 15 metros de altura, a rocha é de grande qualidade e ao contrário do que é habitual por estes lados não tem problemas de humidade, pois está razoavelmente longe do mar e abrigada dos ventos predominantes na região.
.
O acesso é o mesmo que para a Ponta Atlântica.
.
.
Na estrada N247 Malveira – Colares desviam para o Cabo da Roca, logo de seguida viram à esquerda em direcção ao restaurante O Moinho e viram novamente à esquerda quando virem as indicações para a casa da Pirolita.
.
.
Estacionam num largo no final da estrada de onde sai um caminho que passa pela direita da casa, não desviem à direita sigam sempre em frente senão vão ter à baia estreita. Quando chegam à baia contornam esta por cima para acederem ao lado esquerdo e procuram uma plaquete. Há que rappelar e é necessário escalar para saltar fora.
.
Mini-sector Garganta Atlântica:
..
Da esquerda para a direita:
Respira Dani – 7c+ (10 expresses + top)
Garganta Seca – 7b (roubando 7a+) (8 expresses + top)
Rodinha da Paz – 6c (8 expresses + top)
.
Com tantas expresses não fiquem a pensar que as vias têm 30 metros! Só se começa verdadeiramente a escalar depois de chapar a terceira, as primeiras quatro são comuns a todas as vias.
.
O Filipe já se encarregou das primeiras ascensões!
.
As fotos que se seguem são da autoria do Ricardo (Macau) Alves e mostram claramente o potencial e a espectacularidade das vias.
.
Filipino na Rodinha da paz, 6c
.
Filipino na Rodinha da paz, 6c
.
Nuno na Respira Dani, 7c+
.
Nuno na Respira Dani, 7c+
.
Filipe na Respira Dani, 7c+
.
Filipe na Respira Dani, 7c+
.
Filipe na Garganta seca, 7b
.
Nuno na Garganta seca, 7b
.
Nuno na Garganta seca, 7b
.
Nuno na Garganta seca, 7b
.

Muito obrigado ao Macau pelas fotos.
.
Mais uma vez quero também agradecer à Espaços Naturais que nos últimos anos muito tem contribuído para o equipamento de novas vias, ou oferecendo material ou vendendo abaixo do preço de custo. A Espaços destaca-se de todas as outras lojas com a sua atitude filantrópica de apoio ao desenvolvimento da escalada em Portugal. Pelo que vejo, hoje em dia, pelo menos 90% das vias novas tem de alguma forma o apoio da Espaços Naturais.
.
Boas escaladas,
Nuno Pinheiro

3 Comments:

At 03 agosto, 2007 11:06, Blogger Miguel Grillo said...

Mais uma vez o Cabo da Roca revela-se como o tesouro que é! Grandes fotos daquilo que parecem ser grandes vias! Parabéns aos 3!!!

 
At 03 agosto, 2007 22:41, Anonymous P.R. said...

É o Cabo da Roca, lá está!

Parabéns à maltinha forte e um muito obrigado ao Pedro Guedes e á Espaços Naturais.

Paulo Roxo

 
At 04 agosto, 2007 00:42, Blogger dr. plim said...

As vias podiam ser uma granda bosta que as fotos macauenses iriam sair 5 estrelas... ... mas da ca uma vontade ir ai escalar!!!!
Parabens fotografo e escaladores!
Bruno

 

Enviar um comentário

<< Home