segunda-feira, setembro 24, 2007

Campeonato do Mundo de Escalada

De volta do Campeonato do Mundo de Escalada que decorreu na passada semana em Avilés. Foram dias muito intensos com a selecção de escalada muito motivada para obter as melhores classificações possíveis. A competição estava muito bem organizada e felizmente não estivemos horas na sala de isolamento. Os rapazes e as raparigas competiram nos mesmos dias e ao mesmo tempo, e, na modalidade de dificuldade todos tiveram oportunidade de escalar duas vias. As vias das mulheres passavam ambas por um grande tecto e as dos rapazes pela parte principal do muro, sempre em extraprumo. Não nos pareceram muito duras, mas os nervos e a falta de experiência não nos ajudaram.
.
No bloco, as coisas não foram tão fáceis. Os blocos estavam mais duros do que é habitual e mesmo os atletas mais fortes não conseguiram encadear os blocos todos das eliminatórias.
.
A velocidade foi uma boa experiência para os nossos atletas. É uma modalidade peculiar que exige uma técnica mais apurada do que se pensa. Para terem uma ideia o vencedor da prova escalou a via em 8 segundos, lançando incontestavelmente a duas mãos em todas as presas, os pés vão correndo pela parede. Os nossos dois atletas não estiveram nada mal.
.
Depois da nossa participação foi tempo de ver as grandes finais de dificuldade. O Ramón mostrou que estava fortíssimo, não deixando dúvidas que merecia o primeiro lugar. A ele seguiu-se o Patxi Usobiaga que por pouco não ficava em primeiro, e a compor o grupo o suíço Cédric Lachat, campeão da disciplina “overall” (melhor classificação nas três modalidades: dificuldade, boulder e velocidade).
.
Nas raparigas, três encadearam a via da final, a imbatível Angela Eiter, a experiente Muriel Sarkany e a eslovena Maja Vidmar. Devido aos resultados da eliminatória, a Maja Vidmar foi afastada da super final. As restantes atletas tiveram de medir forças na via dos homens, e fica a nota que a austrica Angela Eiter não foi nada mal, por pouco não envergonhava os homens. E assim se compôs o pódio, com Angela Eiter em primeiro, seguido da Muriel Sarkany (2º) e da eslovena Maja Vidmar (3º).
.
Não consegui acompanhar as finais de boulder até ao fim, mas os resultados das meninas indicaram uma clara vantagem da austríaca Anna Stöhr, que encadeou os 4 blocos da final à primeira. Em segundo lugar ficou a japonesa Akiyo Noguchi e em terceiro a Olga Bibik. Nos rapazes vitória para o russo Dimitry Sharafutnidov, seguido do jovem checo Martin Stranik (2º), finalizando o pódio com o suíço Cédric Lachat (3º).
.
Agora voltamos a casa com os conselhos dos restantes atletas e a experiência ganha, para treinarmos mais e mais para a próxima competição.
.
Aproveito para agradecer a todos aqueles que se deslocaram a Avilés para assistir à competição e a todos os outros pelas palavras e mensagens de apoio que foram muito bem recebidas pela selecção nacional.
.
Quero ainda agradecer o apoio dos membros da direcção da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, Carlos Baía, Barros Basto e Carlos Gomes, que se deslocaram a Avilés para ver as competições dos tugas.
.
Infelizmente não tenho muitas fotos da competição tuga, porque tive a infelicidade de ficar sempre para o fim na sala de isolamento... Aqui ficam algumas representações!
.
Kimie na primeira via da dificuldade
.

Eu na primeira via da dificuldade, segundos antes de um dinâmico

.
Marisa nos passos iniciais da mesma via
.
Uma tarde de passeio pela costa asturiana para descansarmos da competição
.
Ambiente geral da competição
.
Um dos representantes da FPME, Carlos Gomes, que veio assistir à prova, junto com a Marisa e o Zé Carlos
.
Ricardo Belchior segundos antes de encadear o bloco das eliminatórias
.
Fred no primeiro bloco das eliminatórias
.
Ricardo assustado com a dureza dos blocos!
.
Sílvio Morgado lançando num bloco da eliminatória
.
José Abreu a tentar safar-se do tecto
.
Eu no quarto bloco da eliminatória
.
Kimie a queimar os últimos cartuchos
.
Ricardo a lançar na prova de velocidade para parar o tempo
.
Sílvio Morgado em grande estilo na prova de velocidade
.

5 Comments:

At 25 setembro, 2007 18:44, Anonymous P.R. said...

Os meus parabéns a todos.
A motivação é realmente o principal.

Paulo Roxo

 
At 26 setembro, 2007 09:58, Blogger Daniela Teixeira said...

Pelo que vi, nota-se uma evolução dos nossos escaladores, ou seja, parabéns :)
Que o progresso sirva de motivação para apertarem ainda mais forte e continuarem a evoluir. Para o ano há mais, e vocês vão estar cada vez melhores.
BOA!
Daniela

 
At 26 setembro, 2007 14:36, Blogger Rui said...

Boas, antes de mais nada gostaria de felicitar os atletas portugueses pela prestaçao e por representarem as cores nacionais.

De momento estou a viver na Holanda e comecei recentemente a escalar(indoor). Vou voltar pra Portugal daqui a uns meses e gostaria de saber se existem locais onde possa continuar a treinar.

Obrigado

 
At 27 setembro, 2007 23:35, Blogger Sem Naufragar said...

Felicito-os a todos, mas um especial @braço à minha atleta do coração: Isabel!

 
At 28 setembro, 2007 20:41, Blogger Filipa Maldonado said...

Admiro-vos a todos.

Parabéns e força para continuar!

Abracinho especial para ti croma! :)

Filipa

 

Enviar um comentário

<< Home