segunda-feira, outubro 08, 2007

O fim de semana do 5 de Outubro

Sempre que há um fim-de-semana grande “o escalador” aproveita para ir para fora. Ou vai para fora cá dentro ou vai até Espanha que está mesmo aqui ao lado!
.
Numa decisão de última hora, acabei por aproveitar estes 3 dias para ir para Espanha, fazer pela milionésima vez a Auto-estrada Lisboa-Madrid. Tinha falado pela net com um madrileno que me aconselhou uma visita a Entrepeñas, que ao que parece é actualmente a escola da moda da zona centro. Também queria dar uma espreitadela à cova de Somaén, que há muito que eu ouvia falar dela.
.
Os fanáticos, que passo a citar, Fernando “Puxa o grau birimbau”, Miquel “Homem rã”, Gameiro “ão”, Pujan “ême, ésse, gê”, Nuno “Decotacion Man” Pinheiro, Texas “Escalador de bancada” e eu, encontraram-se na sexta-feira logo a seguir ao “trabalho” para partir direcção a Entrepeñas. Foi só jogar ao sondoku na carrinha do Pujan, enfiar 5 marmelos no carro do Fernando e ala que se faz tarde!
.
Entrepenas foi o primeiro destino. Aqui as vias são largas com 30 a 35 metros em parede pouco desplomada. A falésia é face sul, por isso, no primeiro dia beneficiámos ao máximo do tempo nublado. Provámos as vias aconselhadas pelo meu amigo espanhol, e todas elas eram 5*.
.
No segundo dia, fomos direitinhos a Somaén, não sem antes termos sido abordados pela “Guardia Civil”, naquilo que se revelou numa multazinha por falta de cinto de segurança nos passageiros enlatados do banco de trás (pequeno parêntesis para o Texalhorro que era o único que tinha o cinto posto...). Somaén é uma cova gigante com vias largas onde predomina a presa grande e os buracos em estilo de bidedo ou tridedo. Provamos vários 7a/a+/b, destacando-se o 7a “da mesa”, que cada um dobrou (ou tentou) dobrar da maneira mais rara, e o 7a+ da cova, que é uma via muito boa.
.
No último dia faltava decidir aonde iríamos, em Somaen tínhamos esgotado as alternativas, voltar a Entrepenas estava fora de questão, para onde iríamos então?!? O Ferman falou de qualquercoisadeValdeiglesias, conversa puxa conversa, e acabamos a falar com uns espanhóis que nos indicaram o caminho para esta escola a 50 km de Madrid. Lá fomos nós sem croquis super curiosos para conhecer estas vias de granito. Acabamos por ir dar às melhores vias do fim-de-semana. Um muro extraprumado de granito laranja com vias excepcionais!
.
Feitas as contas, foi um fim-de-semana de muito fanatismo, com três dias preenchidos por três falésias diferentes, cada uma com características muito especiais. Aqui ficam as fotos...

.
A vista de Entrepenas
.
Nuno na última secção da via Alba, 7b+
.

Barragem de Entrepenas
.
O pessoal junto ao muro principal de Entrepenas
.
A cova de Somaén
.
O rio junto a Somaén
.
Fernando a lutar no 7a+ da cova de Somaén
.
Três, em três vias, no granito de Valdeiglesias
.
Eu a cair num 7b buenissimo de granito laranja
.
Miquel a triunfar no 7a+, La panza de Sancho
.
Eu no sector El Callejon em Valdeiglesias
.
Pujan de "asa levantada"
.
Vista do sector El Callejon
.
Mais eu, no 7a+, La panza de Sancho
.
Gameiro a pensar "Que via dura!"
.
Fernando a aplicar-se no 7c
.
...(Não sei o que pôr nesta legenda)...
.
Nuno a esmagar as regletes do 7c
.

Novamente o Nuno a triunfar no 7c à vista
.
Vista final do sector de San Martin de Valdeiglesias

4 Comments:

At 10 outubro, 2007 09:47, Anonymous nuno said...

Um grupo buenissimo, boas vias e bom tempo, em suma um grande fds.
Em termos de escalada o melhor foi sem dúvida o sector El Callejon.

 
At 10 outubro, 2007 22:31, Blogger Nikola said...

A 37 é sem duvia uma foto que para quem não conhece o Nuno pode parecer ridícula, mas conhecendo o Nuno.... hilariante.

"há coisas que nunca mudam"



Saudações do pais mais plano da Europa e provavelmente do mundo.

 
At 22 outubro, 2007 05:08, Blogger freeke said...

Me alegro de que te gustaran los sitios, cuando quieras mas información ya sabes donde tienes tu enciclopedia :P saludos a mis vecinos portugueses, cuidarme Portinho que tengo que volver.

 
At 22 outubro, 2007 13:33, Blogger Sem Naufragar said...

Belas fotos e belos momentos se partilha por aqui.
Caso para dizer: bale!

 

Enviar um comentário

<< Home