terça-feira, novembro 06, 2007

A Competição

É tempo de fazer o rescaldo da competição. Bem sei que não é preciso, porque estava lá (quase) toda a gente, mas enfim, para aqueles que não puderam ir por força maior vou escrever este pequeno post.
.
Se não me falha a memória esta já é a oitava edição deste Boulder Contest, organizado pelo Núcleo de Montanha de Espinho. Se fizer as contas acho que faltei a duas provas desde a sua existência. Sim, eu ainda sou do tempo, em que a prova tinha lugar na praça de touros, sou do tempo em que o actual equipador ainda participava nas provas e repartia os lugares do pódio com o Francisco e o Martinho, e em que a Sara Mouro e a Carla disputavam o primeiro lugar. Agora os tempos são outros e salvo uma edição que teve lugar na praia, as restantes provas têm-se realizado na Nave Desportiva, e os lugares do pódio encontram-se agora reservados a outros.
.
Como já todos sabem, esta é a prova que recebe mais adeptos! São quase 100 atletas a provar os blocos em Espinho. Neste ano na fase de eliminatória haviam 19 blocos para os atletas provarem, com blocos para todos os gostos, muito diversificados nos movimentos e na dificuldade. Havia blocos de duas presas, blocos em tecto, um nariz, um quadrado e até havia um bloco de fissura ao estilo “Indian Creek”.
.
Muita gente jovem acorreu a esta competição. Foi engraçado ver tanta gente jovem a apertar nos blocos mais duros. Ah! Atenção aos mais velhos, que pelo que vi, a próxima geração vai dar cartas, os seniores que se apliquem!
.
Após 3 horas de eliminatória, teve lugar a prova de lançamentos, onde o Ricardo Neves saiu vencedor indiscutível!
.
Para as finais estava reservada uma luta renhida entre os seniores masculinos, com o André de volta ás competições nacionais. Pelo que sei o Zé teve de se aplicar para encadear os 4 blocos da final, arrebatando assim o 1º lugar, e mostrando que ainda se encontra em excelente forma. O André, conseguiu atormentar os finalistas, ficando em segundo lugar depois de encadear dois blocos da final. O pódio fechou-se com o Ricardo Belchior que veio muito motivado do Campeonato do Mundo de Avilés. As finais compuseram-se com o Fred (4º), o Nuno Carneiro (5º) e o Filipe Cardinal (5º). Não posso deixar de referir a excelente classificação do Mário Inocêncio e Luís Barbosa (Bibs) que este ano deixaram os juniores para participar nos seniores, ficando em 8º e 13º lugar, respectivamente. Muito bem!
.
E agora a prova das chicas e que a mim me diz respeito. Esta prova foi marcada pela ausência da Kimie Kon, uma forte candidata ao título, que se lesionou no joelho duas semanas antes, enquanto treinava para a prova. A marcar também esta prova foi o regresso em força da Marisa, que voltou forte como estávamos habituados a vê-la. Feitas as contas acabei por ficar em primeiro lugar encadeando três blocos e bonificando o último, a Marisa ficou logo em segundo, ao encadear dois blocos da final. O pódio compôs-se com a Rute Delgado (3º), logo seguido da irmã da Kimie, Kazuco (4º).
.
Acho que mais uma vez a organização está de parabéns, não só pela logística da prova, pela boa disposição dos atletas e organização, mas também pela qualidade e quantidade de blocos existentes. Não posso terminar este post sem mencionar aqui o apoio da loja Espaços Naturais e da Deep Eyes.
.
Para que esta competição, que é já uma tradição no calendário competitivo nacional, possa ficar cada vez melhor não deixem de participar no inquérito do V duro.
.
Parece que ninguém tem fotos da prova. Eu realmente, estava mais preocupada em fazer força nas presas do que em fotografar. Por isso aqui ficam as fotos do Rui Pereira. Desculpem lá a monotonia...mas só dá Isabel.
.

Um dos blocos da eliminatória

Mais um na eliminatória cheio de presas vermelhas

A travessia das verdes

Um dos melhores blocos da eliminatoria. Lançado...

Lançando!

Buena foto, no mesmo bloco

Uupppss, o passo mais duro

Técnicas raras para superar esse passo

Terceiro bloco da final

Último bloco da final que ficou por encadear

O mesmo bloco

O pódio das chicas com a alegre presença da Kimie

14 Comments:

At 07 novembro, 2007 12:18, Anonymous Filipe Carvalho said...

Apesar do post estar muito bom, so tenho a salientar um pequeno erro. É Nucleo de Montanha de Espinho =)

 
At 07 novembro, 2007 12:25, Blogger Isabel said...

Uppsss, vou já tratar disso!

 
At 07 novembro, 2007 12:29, Anonymous Filipe Carvalho said...

É bom saber que o bloco em que eu tava a fazer de juri na eliminatoria é um dos melhores =p

 
At 07 novembro, 2007 23:33, Blogger dr. plim said...

Grazie pelo resume, estando nos states e bom ter forma de me manter informado das escaladas nacionais!
B

 
At 18 novembro, 2007 16:36, Anonymous Anónimo said...

Boas venho por este meio deixar aqui a minha opinião pela capacidade q temos para idolatrar os outros e até que ponto fechamos os olhos à sinceridade.Por razões obvias vou manter o anonimato respeitando assim todos os outros cinicos que andam por ai. ah e tal a competição de espinho foi muito fixe, blocos bons, todos mt fortes/todos mt fracos assim é o ciclo da vida.. compartilho mt a tristeza da isabel de facto quando a kimie kon não compete, nada é igual nem a vitória ou ainda que seja a do segundo lugar tem aquele sabor especial, no fundo por mts 8A's que façamos(mesmo que seja meses a espremer vias) e por mt fortes as pessoas achem q somos na hora da verdade toda a nossa essência brilha como um pirilanpo na noite e esta competição foi uma imagem disso, digo que, ainda com muita pena que vi a suposta escaladora mais forte de portugal e mimada por tds COM as perninhas a tremer com uma vara verde todas aquelas expressões de angustia, de frustação de quando não se mexia nos blocos nem eles saiam à primeira, por momentos vi tristeza naqueles olhos e na minha e mais profunda arrogância arrisco-me a dizer que os pensamentos de a "escalada não é para mim " mais presentes que uma tatuagem na pele.Agora o melhor bloco da comp. eu tb me agarrei a esse bloco e sim era mesmo mt bom, mas daí a agarrar buracos de parafuso já para não dos buracos das presas para sacar blocos (shame on you) acho que não é mt correcto por várias razões e a mais importante para nós próprios a sinceridade interior faz a diferença, se não se é honesto as pessoas iram acabar por reparar. competições em estruturas artificiais bnão é a mesma coisa q a rocha natural onde agarramos aquilo q podemos dependendo da nossa força,eslaticidade, dinamismo e tamanho, por isso ou a pessoa faz o passe ou não faz e o mais grave de td é o orgulho em aldrabar e os aplausos dos cinicos secalhar para as proximas competições já podemos levar ganchos de aproximação e quem sabe uma presa no bolço para os blocos mais duros. Parabén para quem tirou a foto da frouxidão!!!e para quem a partilhou com o mundo com vergonha ou não ( tu e todos sabem que não merecias o podium) Sê honesta e escalarás melhor que nunca.

 
At 18 novembro, 2007 22:05, Blogger Luis "Bib's" said...

de cagar a rir este comment!!!!

acho qur alguem tem dor de cotovelo ahahahahahahahahhahaha

Melhor de tudo nesta historia da caroxinha é que nem tem coragem para se identificar....

 
At 19 novembro, 2007 00:35, Anonymous Sílvio Morgado said...

A camuflagem atrás do incógito é uma covardia um pouco mediocre... Também eu tive muita pena de a Kimie não ter podido participar, mas muito mais de ela se ter magoado!
É algo que ninguém que escala a sério fica imune, e há que aprender a lidar com isso. É o que todos que competimos fazemos. Compito à mais de 10 anos e só faltei a duas e por lesões... se o que ficou em 5º, 6º, 7º - devia ter ficado em 6º, 7º, 8º... é cagativo! Eles mantiveram-se aptos para a prova - eu não, exagerei/falhei - lixei-me!
A Isabel ganhou com todo o mérito. Deu o seu melhor (ou não) e foi o suficiente para ganhar o Campeonato Nacional.
Está de parabéns e tem a admiração de todos nós (99%, pelos vistos).
E agarrar buracos de tin-uts até dá vontade de rir! :-)
Se estão lá, e nada é dito contra, são para se usar!
Não muda nada o grau da via, pode é subir!
Lol!
Mais uma vez parabéns,
Sílvio

 
At 19 novembro, 2007 20:46, Blogger Nuno said...

Na escalada em rocha existe a ética, nas competições existem as regras, quem as cumpre é honesto.

Por falar em honestidade, na vida quem é honesto não tem vergonha de mostrar a cara.

 
At 21 novembro, 2007 10:55, Blogger FCS said...

Só a mim é que não me calham estes comentadores! É injusto! O que eu não dava para me aparecer um destes lá na tasca...

 
At 21 novembro, 2007 11:20, Anonymous Anónimo said...

parabéns isa!!
força aí! =)
paz

jandiro

 
At 21 novembro, 2007 12:40, Blogger frouxo said...

Pois eu concordo com o covar..., anónimo. Estive fechado mais de 2 meses em casa, a fazer um treino específico para a competição para me dizerem que não vale agarrar T-nuts. Ora, como o meu treino consistia em treinar (curtiram a redundância? é uma figura de estilo, não é erro ortográfico - ao contrário do post do covar..., anónimo) numa placa extraprumada sem presas, vi goradas todas as hipóteses de ganhar a compet de espinho. "Pronto, se é suposto ir pelas presas, não há nada a fazer" pensei, conformado, para com os meus botões. Os meus botões ainda tentaram contrariar-me "caga nisso, pá!" mas entendi que as regras são para respeitar. Eis senão quando me deparo com uma foto da isabel agarrando um T-nut. Vergonhoso! Assim também eu!
Em conclusão, faço minhas as palavras do covar..., anónimo: Isabel, se não agarrasses T-nuts nem sequer ficavas no pódio!

 
At 21 novembro, 2007 12:56, Anonymous nuno said...

Tens de fazer um post com estes comentários, a maioria das pessoas passa ao lado porque o post já é antigo!

 
At 25 novembro, 2007 11:23, Anonymous Anónimo said...

há erros na classificação, não queirão fazer de mim um escalador de 6º lugar porque eu fiquei em 5º e se quiserem confirmar falem com os organizadores da comp... Mas tá-se bem e o que importa é escalar.
Bolinha estás perdoada.....
Nuno Carneio

 
At 26 novembro, 2007 10:46, Blogger Isabel said...

Uppsss, outra vez... Desculpa Neiro, vou já alterar a classificação!

 

Enviar um comentário

<< Home