quinta-feira, janeiro 08, 2009

Elas andam aí!



Pois é podia ter sido perfeito com condições de secura extrema (TSC2) mas não foi. O tempo amaldiçoou a expedição mais feminina da escalada nacional. Dos nove escaladores fanáticos que rumaram a Sagres, 5 eram raparigas (bem sei que duas não eram portuguesas...)! Ah, pois é! Pela primeira vez na minha vida de escaladora fui numas ferias (alguns diazitos a mais que um fim-de-semana) em que as raparigas (escaladoras!) estavam em maioria.
.
E quando saimos de Sagres (eu, a Íris e a Rita, e mais dois rapazes) em direcção ao Chorro, amaldiçoados pelo tempo, encontrámos lá mais quatro raparigas a apertar. Uma é a Joana que está a dar os primeiros passos e em menos de três meses de carreira de escaladora já foi para Espanha 2 vezes! Outra a Mafalda, uma das ilustres meninas que subiu ao pódio no Girls Petzl Rock Trip para ganhar o segundo lugar. A outra menina é a Kazuko, irmã da Kimie que pelos vistos segue-lhe os passos em matéria de fanatismo e de força! E, por último e com grande alegria, a Kimie, que apesar de não estar completamente recuperada, já anda a acalmar o bichinho da motivação encadeando umas vias em solo espanhol. Feitas as contas éramos seis “babes on the rocks of El chorro”.
.
Mas pelo que eu ouvi dizer, lá para os lados de Albarracin também haviam umas chicas motivadas a apertar mais forte nos blocos de arenista desta zona internacionalmente conhecida. Falo agora das chicas bloqueras, da Rita e da Teresa, que juntas vão fazendo os FFA (first female ascent) dos blocos de Sintra. A Verónica também lá estava a tentar a sua sorte nos blocos de Albarra.
.
Parece que a escalada nacional está a mudar. No último jantar da Irmandade, que decorreu como sempre em grande animação, foram distinguidas três meninas pela sua motivação incondicional. Estou a falar da Verónica Dias, que encadeou o seu primeiro 7b há pouco tempo com a via Branca de Neve, que por sinal tem fama (e não é só fama!) de ser um 7b bem duro; da Helenita Fialho, que em poucos pegues derrubou a Memorex, que é o 7b de referência da zona de Lisboa; e, finalmente, a Ana Silva, que já passou a barreira do 7b, encadeando a Unicórnio 7b+ bem posto!
.
Existem ainda outras meninas que também andam a apertar por aí, podem ver o registo neste e noutro blog. E muitas mais há que eu não faço ideia (perdoem a minha ignorância…), mas quando vou escalar à Guia, por exemplo, vejo sempre o ambiente mais pomposo, com mais meninas a apertar.
.
É óbvio que alguma coisa está a mudar e para mim que sou escaladora (e imagino que para os rapazes também) é com grande satisfação que vejo esta massa feminina a apertar nas falésias portuguesas! Parece que 2009 promete grandes e duros encadeamentos femininos. As falésias vão ficar mais rosinhas e vamos poder ver as meninas a apertar à muerte, a voar um bocadinho, mas também a encadear! E algo me diz, que também elas vão pôr as expresses nas vias… por isso cuidado que elas andam aí!!!

2 Comments:

At 08 janeiro, 2009 18:15, Blogger José "Easton" Oliveira said...

Assim é q é :D
Força com isso :D

 
At 12 janeiro, 2009 21:39, Blogger Liliana Maia said...

pois é eles ainda não viram nada...

 

Enviar um comentário

<< Home